(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

6 dicas para iniciar sua criação de ovinos

às
Nenhum comentário

Criar animais para comercializar, abater ou produzir alimentos, como ovos e leite, é muito comum nas áreas rurais e é uma atividade que gera bons lucros. Para quem possui um capital reservado e gostaria de investir em um negócio próprio, a lida com ovinos pode ser uma opção interessante.

A criação de carneiros e ovelhas, os ovinos, é uma das modalidades mais antigas no Brasil, graças à versatilidade dos animais. Eles podem ser criados para abate, produção de lã ou comércio de leite. São diferentes formas de lucrar e é justamente por isso que se torna uma atividade tão lucrativa aos criadores.

Por que criar ovinos?

Os ovinos geram alimentos importantes para a dieta da população. Especialmente na região Nordeste do Brasil, a carne de ovinos deslanados é muito apreciada na culinária típica. Eles também fornecem pele de qualidade para a indústria calçadista. Já na região Sul, os rebanhos destinam-se à produção de lã fina que é exportada para vestuário.

Hoje a carne de carneiro está marcando presença em supermercados e açougues de grandes cidades por todo o país, assim como é mais comum encontrar cortes de cordeiro no cardápio de restaurantes. O preço da carne ovina é maior do que a bovina, suína e de frango, o que gera ótimos rendimentos ao produtor.

O leite de ovelha utilizado para produção de queijos e derivados, possui elevado teor de proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas. Comparado ao leite de vaca, o leite de ovelha ainda possui uma pequena representação, o que também valoriza o preço no mercado. Pequenas e médias propriedades rurais estão investindo nesse segmento.

Graças à versatilidade, dos ovinos também se aproveita a tripla de cordeiro e ovelhas para preenchimento de salsicha e linguiça. O esterco é reaproveitado para adubação no preparo de solo, tornando-o ainda mais fértil.

Vantagens na criação de ovinos

Ruminante de porte médio e rústico, os ovinos foram domesticados há muito tempo. É facilmente adaptável a climas variados e alimentos, além de possuir um ciclo de reprodução acelerado. Com o acompanhamento de um especialista para garantir a vacinação correta (incluindo controle de verminoses), basta manter a boa higiene do local de manejo, seguindo as recomendações sanitárias necessárias.

Primeiros passos na criação de ovinos

Se você não possui qualquer experiência prévia na criação de animais, precisa compreender que por serem organismos vivos, exigem atenção e respeito. Os fatores externos podem influenciar diretamente na atividade causando doenças que prejudiquem a criação.

Para trabalhar com ovinos, monte uma estrutura adequada e não se esqueça de manter os cuidados com saúde e alimentação, conforme já ressaltamos. Assim, seu rebanho terá mais qualidade e será mais produtivo.

Vamos agora às valiosas dicas para quem deseja iniciar a criação de ovinos em sua propriedade.

1 – Escolha correta do local

Para obter sucesso, selecionar o local adequado para a criação é essencial. Carneiros e ovelhas são animais do campo, por isso, mantê-los em uma propriedade rural, afastada dos centros urbanos, é o mais indicado.  O terreno pode incluir montanhas, sem umidade em excesso. Necessitam de um pasto abundante e nutritivo para equilibrar a alimentação.

2 – Estrutura adequada

Após a escolha do local, uma estrutura precisa oferecer características para que os animais não se estressem nem fujam. O terreno precisa ser cercado, garantindo a segurança. Apesar de ter o pasto à disposição, é necessário alimentá-los com ração e insumos, por isso os cochos de comida e bebedouros constam no planejamento da estrutura para criação de ovinos. Estes devem estar em uma altura confortável para os animais.

3 – Aquisição de matrizes de ovinos

Machos e fêmeas de boa procedência garantirão descendentes com quais qualidade, de acordo com o objetivo da propriedade.  É importante que eles sejam adquiridos de produtores que atuam exclusivamente com criação, por tornarem o trato menos dificultoso. O número de matrizes precisa ser adequado ao tamanho da propriedade.

4 – Alimentação de ovinos

Por se alimentarem do pasto disponível no terreno, é recomendado manter o estímulo de grama e capim para que carneiros e ovelhas tenham qualidade na dieta. Ração e frutas balanceiam as refeições, engordando o rebanho de maneira adequada. Uma das preocupações dos criadores é com o excesso de gordura que compromete a carne e o desenvolvimento saudável dos animais.

5 – Cuidados com doenças em ovinos

Contar com um serviço médico veterinário para avaliar a saúde dos animais mensalmente é primordial para uma criação livre de doenças. O desenvolvimento saudável inclui a limpeza do criadouro, retirando esterco que propiciem a proliferação de bactérias em cochos e bebedouros.

6 – Reprodução de ovinos

Entre 18 a 30 meses de vida, carneiros e ovelhas estão prontos para a reprodução. O cio ocorre durante dois dias a cada 18 dias. Para tal finalidade, coloca-se o canal de ovinos em um local separado para reprodução, permanecendo juntos por aproximadamente 5 horas diárias. A gestação dura em torno de 147 dias.

Agora que você já conhece alguns dos segredos sobre a criação de ovinos, que tal descobrir como cuidar dos filhotes? Clique aqui e fique ainda mais perto de iniciar seu rebanho.