(51) 3723-7293 (51) 9-9920-7592

785 ovinos estarão na Expointer 2019

às
5 comentários

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO fechou as inscrições para a 42ª Expointer em 785 ovinos, sendo 782 para os julgamentos de classificação e 3 da raça Crioula, oriundos do Instituto Federal de Alegrete (RS) que irão apenas para a mostra. Outra novidade entre os participantes deste ano são os 3 exemplares da raça Karakul.

Os números apontam um crescimento de mais de 10% em relação a edição do ano anterior quando participaram 709 ovinos. Este ano, os 782 inscritos para julgamento são das raças: Merino Australiano (20); Ideal (28); Corriedale (40); Romney Marsh (20); Hampshire Down (55); Texel (185); Ile de France (115); Suffolk (86); Karakul (3); Santa Inês (24); Poll Dorset (42); Dorper (34); Crioula (27); White Dorper (11); Ovinos Naturalmente Coloridos (92).

O presidente da ARCO, Edemundo Gressler destaca a participação e o empenho de 166 expositores na Expointer, “são meses e até anos de trabalho e dedicação dentro das cabanhas para colocarem em pista o que há de melhor na genética dos criatórios brasileiros” diz Gressler. “Estamos muito felizes pelo resultado obtido até agora e temos certeza que faremos mais uma grande participação em Esteio” conclui.

A 42ª Expointer ocorre em Esteio (RS) de 24 de agosto a 1º de setembro e a programação para os expositores de ovinos já inicia na sexta-feira, dia 23, com os julgamentos de admissão das raças Romney Marsh, Texel, Suffolk, Dorper, White Dorper e Ovinos Naturalmente Coloridos. No sábado serão admitidas as raças, Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Hampshire Down, Ile de France, Karakul, Santa Inês, Poll Dorset e Ovinos Crioulos.

Conforme a programação, os julgamentos de classificação iniciam no domingo (25) pela manhã e vão até quarta-feira (28), dias em que há uma grande movimentação de criadores para assistirem aos julgamentos e participarem dos leilões.

Veja a programação completa de julgamentos:

Dia 25/08 – Julgamento de Classificação:  Naturalmente Coloridos, Romney Marsh, Dorper/White Dorper, Suffolk e Texel

Dia 26/08 – Julgamento de Classificação: Corriedale, Merino Australiano, Poll Dorset, Crioula, Karakul, Suffolk e Texel

Dia 26/08 – Concurso de Velos da Raça Merino Australiano – 15h no Stand do Senar

Dia 27/08 – Julgamento de Classificação: Ideal, Ile de France, Santa Inês e Hampshire Down

Dia 27/08 – Concurso de Velos da Raça Corriedale – 15h no Stand do Senar

Dia 28/08 – Julgamento de Classificação: Ile de France e Hampshire Down

Dia 28/08 – Concurso de Velos da Raça Ideal e Conformação – 15h no Stand do Senar

A comercialização de ovinos também tem sido destaque na Expointer, com ótima valorização de animais e volume de vendas. “Para quem procura genética é uma ótima oportunidade” diz o presidente da ARCO.

Em 2018 a comercialização foi extremamente positiva totalizando R$ 737.670 mil, com a venda total de 123 ovinos e um crescimento de cerca de 37,5% em relação a 2017.

Acompanhe os leilões:

Dia 25 de agosto (Domingo) Leilão dos Ovinos Naturalmente Coloridos – 18h – Pista D

Dia 26 de agosto (segunda-feira) Leilão da Raça Corriedale – 19h30min – Pista B

Dia 27 de agosto (terça-feira) Leilão Raça Suffolk – 19h – Pista B

Leilão Raça Texel – 20h – Pista D

Dia 28 de agosto (quarta-feira) – Leilão Raça Ile de France – 16h – Pista D

Leilão Raça Ideal – 17h – Pista C

Além da programação de pista – julgamentos e leilões – a ARCO também tem participação confirmada na Vitrine da Carne Gaúcha com apresentações diárias de 24 a 31 de agosto, sempre ao meio-dia. A dinâmica da Vitrine neste ano vai contar com as Associações Promocionais de Raça que farão algumas das apresentações sobre a qualidade e o sabor da carne de cordeiro com o objetivo de desmistificar algumas inverdades sobre a carne ovina.

Na tarde da quinta-feira (29) a ARCO irá promover a 2ª Oficina Jurado Jovem e o Campeonato Cabanheiro do Futuro. As duas ações têm como público jovens e crianças, respectivamente, com o objetivo de transmitir conhecimento em ovinos, através da oficina e amor pela ovinocultura no campeonato que envolve crianças de 0 a 15 anos. Neste ano os facilitadores da oficina e jurados do campeonato serão os superintendentes do Serviço de Registro Genealógico e inspetores técnicos da ARCO, Claiton Severo e Magali Moura.

Premiação e Homenagens

A Noite dos Destaques da Ovinocultura e Troféu Ovelheiro serão na noite do dia 28, no Lounge da Pista de Ovinos, momento em que são reunidos os expositores, parceiros e convidados para a premiação dos grandes campeões da 42ª Expointer. Além dos prêmios, a ARCO faz a entrega do Troféu Ovelheiro, que nesta edição passa a premiar pessoas de destaque na ovinocultura de todo o Brasil.

Os homenageados na Expointer 2019 serão a senhora Regina Krubinik de Mattos, do Paraná e o senhor Luís Carlos Cassal de Albuquerque, do Rio Grande do Sul. “Nosso intuito é transformar o mérito Ovelheiro em uma forma de homenagear todas aquelas pessoas que contribuíram e contribuem com o avanço e o crescimento da ovinocultura” diz Gressler, lembrando que os nomes são escolhidos pela diretoria da entidade a partir de uma lista de vários nomes.

Fonte: Arco ovinos