(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

Como determinar a capacidade de suporte dos piquetes para ovinos

às
Nenhum comentário

No manejo de um módulo rotacionado é muito importante termos em mente que é preciso determinarmos o número correto de animais que irão fazer parte do lote para evitar situações de superpastejo ou subpastejo e que podem levar a área de pastagem à degradação levando à necessidade de reforma dos pastos. Assim tentamos explicar de forma simplificada como calcular a capacidade de suporte para os pastos manejados sob estratégia de pastejo rotacionado.

Além da massa de forragem MS ha-¹ disponível calculada é preciso também levar em consideração o consumo por animal e a eficiência de pastejo seguindo os seguintes cálculos:

Para o consumo médio de 3,0% do peso vivo (é importante ressaltar que este consumo é dependente da dieta fornecida, se o animal recebe suplementação ou não, idade dos animais e qualidade da forragem) e um lote de cordeiros com peso médio de 30 kg, a forragem consumida por dia por animal será de: Consumo = PV x 3%. Neste exemplo será de 0,900 kg em média por dia. Levando em consideração uma eficiência de pastejo de 55%, será necessário ofertar no mínimo 1,636 kg de MS de forragem por animal por dia de ocupação para garantir o consumo esperado.

Ao dividir MS ha-¹ pelo número de dias de ocupação se encontra quanto de forragem teremos disponível em média por dia. Dividindo a quantidade de MS ha-¹ dia-¹ por kg MS de forragem por animal por dia para atingir o consumo esperado se encontra a capacidade de suporte do piquete.

Exemplo:

– 3 dias de ocupação;
– Consumo de 1,636 kg MS de forragem animal/dia;
– Quantidade de forragem necessária para os 3 dias por animal;
– 3 x 1,636 kg = 4,908 kg MS por animal.

Para encontrar a capacidade de suporte do piquete para os 3 dias é preciso estimar a quantidade de forragem para o tamanho do piquete.

Exemplo:

– Piquete de 0,3 ha;
– 1080 kg MS ha-¹ x 0,3 ha= 324 kg MS/piquete;
– 324 kg MS/ piquete/4,908 kg MS por animal = 66 cabeças de ovinos de 30 kg.

Portanto, seguindo o exemplo, o piquete suportaria 66 cabeças de ovinos com peso médio de 30 kg por um período de ocupação de 3 dias. É preciso lembrar que o número de piquetes deve possibilitar o período de descanso correto para cada espécie de capim usada. Além do fato de que a produção de forragem é variável ao longo do ano dependendo das condições climáticas da região e isso faz com que a capacidade de suporte dos piquetes variem junto com as variações de produção de forragem.

Dicas: façam as amostragens e determinem a capacidade de suporte de pelo menos um piquete por ciclo do módulo rotacionado. Além de criar um histórico de produção de forragem e capacidade de suporte ao longo dos anos para seus módulos de rotacionado da propriedade, isso irá ajudar muito nas tomadas de decisão nos momentos de compra e vendas e na produção e conservação de forragem para períodos de inverno ou seca.

Fonte: MilkPoint