(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

EMATER/RS: início de recuperação na produção leiteira, com melhora nas condições climáticas

às
Nenhum comentário

Na maior parte das áreas do Estado, a produção de leite bovino é predominantemente à base de pasto, com suplementação alimentar à base de silagem. Como legado da longa estiagem, o atual vazio forrageiro outonal é bem mais severo que o normal, em função do encurtamento do ciclo das pastagens de verão, do atraso na implantação das forragens de inverno e do baixo volume e da baixa qualidade da produção de silagem neste ano.

Com a melhoria das condições climáticas, que propiciaram melhor desenvolvimento das pastagens hibernais, e ampliação de áreas com disponibilidade para o pastoreio, já se  pode observar em algumas regiões uma gradativa recuperação do escore corporal dos rebanhos e da produção leiteira, e a estabilização ou diminuição das perdas em outras.

As estimativas atualizadas de perdas na produção leiteira relatadas pelos escritórios regionais da Emater/RS-Ascar nas respectivas áreas de abrangência são as seguintes: regional de Frederico Westphalen – 30%; Porto Alegre – 30%; Santa Maria – 25% (em levantamento feito em parte da região).

As informações são da EMATER/RS.

Fonte: MilkPoint