(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

Embrapa é parceira em projeto-piloto de conectividade 5G para o agronegócio

às
Nenhum comentário

Projeto-piloto na Embrapa Soja

A atividade foi realizada na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, com uma solenidade de abertura e demonstração prática das soluções tecnológicas, seguidas de visita a um circuito de estações técnicas montadas no formato que simula “um dia de campo”. A Embrapa Soja acionou sua rede de parceiros vinculados ao ecossistema de inovação da cidade (Agrovalley) e startups que participam do programa “Soja Open Inovation”, com projetos em co-desenvolvimento de soluções de inovação. A fabricante de redes Nokia, provedora de tecnologia para a operação do 5G, e a Sercomtel, operadora dos serviços de telecomunicações, vão dar sustentação às demonstrações de conectividade.

Os pilotos envolvem regiões urbanas específicas e áreas rurais que, normalmente, têm conectividade limitada. Os testes para o agronegócio serão realizados, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em cidades selecionadas pela referência de suas universidades e instituições de pesquisa agropecuária. Instalações e testes de antenas com 5G já foram conduzidas em Rondonópolis (MT) e em Sorocaba (SP). Em Londrina, será instalado na vitrine de tecnologias da Embrapa Soja.

A Sercomtel, pertencente ao Grupo Bordeaux, foi selecionada para realizar projeto piloto 5G Standalone em Londrina, no Norte do Paraná. “Sabemos da importância desta tecnologia e suas implicações para o desenvolvimento da indústria nacional, principalmente para o agronegócio. A Sercomtel se posiciona para ter uma rede de vanguarda, pronta para atender à demanda local e o agronegócio com a melhor tecnologia”, afirma o presidente da Sercomtel, Márcio Tiago Arruda.

Para o Nelson Tanure, investidor do Fundo Bordeaux e atual proprietário da Sercomtel, a instalação tem o objetivo de melhorar a conectividade no campo, abrindo o caminho para as inovações que transformarão a indústria do agrobusiness no Brasil. “De certa forma, esse projeto traduz o que tentamos desenvolver com a Sercomtel: uma empresa absolutamente inovadora, que traspasse as fronteiras do Telecom e se estabeleça como uma referência em tecnologia”.

Experiência de um dia de campo tradicional

A Embrapa Soja e a Agrovalley selecionaram iniciativas que estão em desenvolvimento e representam o ecossistema de inovação da cidade. Nos próximos anos, com a consolidação da conectividade nas fazendas, elas deverão ser impulsionadas. O destaque entre os casos apresentados será o monitoramento em tempo real — denominado “Gado Digital” — no qual óculos de realidade mista, conectados à rede 5G, tornam possível a assistência veterinária remota. Além dessa demonstração, a experiência de um dia de campo trará um circuito por estações técnicas, onde participantes poderão conhecer e interagir com startups e suas soluções em desenvolvimento.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, Londrina é berçário de startups e de soluções inovadoras. “É um ecossistema de inovação muito robusto para dar sustentação às empresas de base tecnológica que irão combinar as tecnologias da 4ª Revolução Industrial com sistemas inteligentes para tomada de decisão agronômica no campo”, avalia.

Para Ailton Santos, Head Brasil da Nokia, estar participando do piloto “reforça o compromisso em acelerar a digitalização do país e abrir caminhos para as inúmeras possibilidades de inovação”. Além de casos de startups, duas cooperativas do Paraná (Cooperativa Integrada e Cocamar) apresentarão casos de uso das aplicações que o 5G poderá impulsionar no setor.

Assista à gravação completa da cerimônia de lançamento do projeto-piloto de conectividade 5G acessando:

Texto: Embrapa com informações do Ministério das Comunicações (MCom)

Lebna Lendgrat (MTb 2903/PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa
soja.imprensa@embrapa.br

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire)

Contatos para a imprensa
imprensa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/