(51) 3723-7293 (51) 9-9920-7592

Mães de primeira viagem, vacas Nelore chamam atenção por docilidade com manejo dos bezerros

às
Nenhum comentário

No quadro Giro do Dia exibido nesta segunda, 04, o pecuarista e médico veterinário Osvaldo Juliatti Venturoso, titular da Fazenda Venturoso, em Novo Horizonte d’Oeste, estado de Rondônia, registrou a tranquilidade de fêmeas primíparas de seu rebanho em meio ao manejo da bezerrada.

Em vídeo, Venturoso mostra o dia de cura de umbigo dos recém-nascidos, quando também é feita a identificação. Os bezerros são filhos de vacas da raça Nelore, normalmente mais reativas ao contato com humanos em meio à parição. No entanto, a esperada agitação não é o que se vê nas imagens.

“Hoje a gente está aqui fazendo a cura do umbigo, pegando os bezerros, fazendo a identificação. Esses bezerros que a gente está pegando aqui hoje são frutos de novilhas precoces aqui da fazenda. Essas novilhas que estão ali atrás são as novilhas paridas, elas ficaram prenhes entre os seus 14 a 16 meses de vida, e agora é o processo de parição delas. O que chama atenção é a mansidão, o temperamento dessas novilhas se tornando primíparas, mães pela primeira vez. A gente está aqui no meio da maternidade pegando esses bezerros, fazendo a cura do umbigo e a gente repara as novilhas tranquilas, calmas. Estou aqui com um dos bezerros recém-nascidos e logo atrás a mãe dele. A gente nota a tranquilidade dos animais, animais dóceis, tranquilos de mexer”, demonstrou o produtor.

A fazenda já havia sido destaque do programa em abril deste ano, quando apontou em balanço após a estação de monta que havia alcançando 96% detaxa de prenhez realizando IATF e ressincronização.

Fonte: Giro do boi