(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

Segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começa hoje

às
Nenhum comentário

Cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos devem ser vacinados nesta etapa

Começa nesta segunda-feira (1º), a 2ª etapa da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa de 2021. Cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos com até dois anos de idade devem ser vacinados. Os dados foram divulgados na quinta-feira (28), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A aplicação ocorre em 19 unidades da federação, de acordo com o calendário nacional de vacinação. No Amazonas e em Mato Grosso, somente os municípios reconhecidos como áreas livres da doença sem vacinação, não irão realizar a imunização.

As doses adquiridas em locais autorizados, devem ser mantidas entre 2ºC e 8ºC, desde a compra até a aplicação. De acordo com o novo regulamento, cada animal deve receber 2 ml da vacina na tábua do pescoço. 

O produtor além de imunizar o rebanho, deve declarar-se ao órgão de defesa sanitária animal de sua região.

Os estados reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação, estão proibidos de fazer a aplicação e comércio da vacina, como o Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e parte do Amazonas e do Mato Grosso.

O Brasil por meio do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa) 2017-2026, busca ser um território livre da doença sem vacinação até 2026. Cerca de 70 nações já possuem esse reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Com informações do Mapa. 

Fonte: SBA