(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

A última Credenciadora do ciclo e outras provas: veja como foi o mais recente fim de semana do Cavalo Crioulo

às
Nenhum comentário

Competições de Crioulaço, Freio Jovem, Freio do Proprietário, Paleteada e a última Credenciadora ao Freio de Ouro do ciclo 2022: é por essas disputas que foi marcada a mais recente semana de eventos dos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos pelo Brasil. São Miguel Arcanjo/SP, Esteio, Jaguarão e Pelotas/RS, e Balsa Nova/PR foram as cidades que movimentaram a comunidade crioulista nos últimos dias — além de Goiânia/GO, que recebeu a sua 1º Exposição Passaporte! Confira abaixo um resumo do que aconteceu:

São Miguel Arcanjo/SP

Na região metropolitana de Sorocaba, em São Paulo, o município de São Miguel Arcanjo foi sede da 3º Etapa do Circuito Paulista de Crioulaço. No domingo, a prova oficial da ABCCC teve a participação de 22 duplas. Os conjuntos a ficarem no topo do pódio foram os de Éder Barbosa, montando Guapuruma Matisse, e João Francisco Fonseca, montando Dançarina da São Judas Tadeu. As disputas tiveram o julgamento de Tadeu Oliveira, e a inspeção técnica ficou a cargo de Lucas Correa Lau. 

Esteio/RS

O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, sediou de quinta a domingo seletivas do Crioulaço e Laço Criador promovidas pelo NCCC da 6ª Região em meio à programação do 3º Rei do Laço Fenasul. Com julgamento de Romulo dos Santos e supervisão técnica de Ricardo Guazzelli Martins, houve a participação de 89 duplas no Crioulaço e 5 laçadores no Laço Criador. Venceu a disputa individual o criador Cleber Weyh, montando o seu RP 75 Gata da Morada do Vale. Já na disputa das duplas, Nereu Borges e Kauã Bueno ficaram no topo do ranking, montando, respectivamente, Sendero Fichera e Paixão Morena.

Jaguarão/RS

Além de uma Morfologia Passaporte que garantiu a vaga de mais oito animais à final morfológica da Expointer, o NCCC de Jaguarão também realizou no último final de semana um campeonato de Paleteada que classificou 24 duplas da Força A e 5 duplas da Força B.à Final Nacional da modalidade. Sob o julgamento de Filipe Lisboa e Juliano Lisboa, o primeiro lugar da Força A ficou com a dupla que alcançou a média final de 48 pontos: Ricardo Wrege, montando Las Callanas Neste Eu Vou, e Santiago Silveira Ensslin, montando Las Callanas Luna Clara. Luciano Corrêa Passos foi o inspetor técnico do evento.

Pelotas/RS

O local sede da ABCCC, a Associação Rural de Pelotas, também foi palco de disputas do Freio do Proprietário na última semana, sob a organização do Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos e a supervisão técnica de Frederico Vieira Araújo. Montando Framboesa do Garruncho, foi Santiago Fonseca Macedo quem garantiu o primeiro lugar da categoria Amador A; na Master A, quem venceu foi Renato Reinecken Von Laer, montando Guria da Santa Eulália. Os jurados Bernardo Falson, Claudia Py e Luciano Comiotto, responsáveis pela avaliação dos conjuntos, julgaram também a performance dos pequenos ginetes que participaram do Freio Jovem, neste mesmo evento. Confira os resultados completos nos links abaixo.

Balsa Nova/PR

Concluindo a fase de credenciadoras ao Freio de Ouro, o município de Balsa Nova, no Paraná, realizou na última semana a sua 5ª Credenciadora Aberta à mais importante prova da Raça. Na Cabanha São Rafael, o ginete Daniel Teixeira dominou o topo dos pódios, vencendo na categoria Fêmeas com RZ Madeja II da Carapuça, animal que foi Freio de Prata em 2021, e na categoria Machos com Pampeano do Recanto Crioulo. No mesmo evento, de organização do NCCC Paraná, ocorreu também uma credenciadora ao Freio do Proprietário. Em primeiro lugar na categoria Amador A, ficou Rafael de Almeida Torres, montando GP Xangai. Na Master A, o vencedor foi Everton Obrete, com seu RP 02 Buena Noche D’Obrete. Os jurados das provas foram André Luiz Narciso Rosa, Fernando Horst e Jorge Rosas Demiate Junior, e a supervisão técnica do evento ficou a cargo de Gustavo Arhanitsch.

Fonte: ABCCC

Itens relacionados