(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

Gaúcha Norte: mantida liderança entre os machos; nova liderança entre as fêmeas

às
Nenhum comentário

Frio que atingiu o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, não mudou a dinâmica acirrada em pista na disputa desta sexta-feira (10). Na etapa de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas, a pista aqueceu com a apresentação dos conjuntos desta semifinal Gaúcha Norte ao Freio de Ouro 2022. Dos 57 conjuntos que se apresentaram na primeira etapa funcional, Santa Augusta Nega Joana conquistou a ponta da categoria Fêmeas. Entre os machos, a liderança permaneceu com Querendon do Recanto Crioulo.

Depois de tentar a classificação à Final do Freio de Ouro 2022 na seletiva dos inéditos, ficando com a 14ª colocação no Bocal de Ouro, a égua Santa Augusta Nega Joana está de volta à disputa pela vaga na Classificatória Gaúcha Norte. Mais uma vez sob a condução do ginete e domador Marcos Silveira, ela atingiu a média de 18,497 pontos após a etapa de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas, passando a liderar o ranking das fêmeas na Classificatória. Filha de Feriado de Santa Edwiges e La Pampa 460 da Reconquista, a picaça bragada tem outros méritos no seu histórico: já foi 2º lugar na Doma de Ouro em 2019 e 4º lugar na final do Um Ano de Freio, em 2020. Santa Augusta Nega Joana, da Estância Santa Augusta (Rosário do Sul/RS), é criada e exposta por Fernando e Guilherme Vasconcellos. 

Desde que pisou na pista desta Classificatória, Querendon do Recanto Crioulo não saiu mais da liderança. Após marcar a expressiva média de 9,000 pontos na etapa morfológica, o exemplar permanece na liderança depois da prova de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas. Melhor Exemplar da Raça na Morfologia Expointer de 2018, o zaino alcançou a média de 19,458, com o ginete Gabriel Viola Marty. O conjunto tem a maior média entre os competidores credenciados da Gaúcha Norte: 20,030 pontos, conquistados na Credenciadora de Uruguaiana/RS. Filho de Mañanero Manicero e Indaía da Vila Velha, Querendon é criação de Adelmo Hess e propriedade da Cabanha Dom Vico, de Santiago/RS. Domado por Francisco Kuhn, ele é exposto nesta competição por Vinícius e Rafaela dos Santos.

Por definição do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), o trio avaliador da categoria Fêmeas é composto por Carlos Marques Gonçalves Neto, Felipe Caccia Maciel e Telmo de Oliveira Peixoto, enquanto na categoria Machos a avaliação é de Alexandre Pons Suñe, Luiz Gustavo Camargo e Thiago Schilling de Ávila. Rodrigo Teixeira é o técnico responsável pela supervisão do evento.

Transmissão ao vivo

Quem não puder comparecer ao Parque de Exposições Assis Brasil para torcer das arquibancadas consegue acompanhar todas as provas do conforto de casa através da transmissão ao vivo. A transmissão das atividades tem o comando da apresentadora e jornalista Estela Facchin e os comentários de Cláudio Neto de Azevedo, técnico credenciado à Associação. Para acompanhar, basta acessar o site da ABCCC, o YouTube do Cavalo Crioulo Oficial ou a página do Cavalo Crioulo no Facebook. No Instagram oficial do Cavalo Crioulo, você fica sabendo de todos os detalhes de bastidores e as atualizações das etapas em tempo real. 

PROGRAMAÇÃO DA CLASSIFICATÓRIA GAÚCHA NORTE

11/06/2022 – Sábado

08h – Mangueira I – Categorias Fêmeas/Machos

14h – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos

12/06/2022 – Domingo

08h – Início da transmissão ao vivo

08h10 – Início da Fase Final da Classificatória Gaúcha Norte – Categorias

Fêmeas/Machos

*na troca de categorias da etapa de Mangueira, homenagem especial em alusão aos 40 anos do Freio de Ouro

* logo após a premiação, live especial Classificatórias Freio de Ouro

Fonte: ABCCC

Itens relacionados