(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

Alta externa eleva indicadores da soja no Brasil

às
Nenhum comentário

Cenário foi averiguado pelo Cepea no fechamento da semana passada

Diante das altas internacionais, os preços da soja subiram no mercado doméstico. Segundo informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), de 22 a 29 de julho, os Indicadores ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá (PR) e CEPEA/ESALQ – Paraná da oleaginosa subiram expressivos 5,8% e 5%, com respectivos fechamentos de R$ 195,73/sc e de R$ 188,17/sc de 60 kg na sexta-feira passada (29).

De acordo com o relatório do centro de estudos, no front externo, a crise na economia da Argentina tem gerado especulações de menor oferta de soja e derivados para exportação. Para conter a inflação, o governo do país considera reduzir os embarques ou até mesmo elevar mais uma vez o imposto sobre as exportações do complexo soja.

Os argentinos são os principais exportadores mundiais de farelo e óleo de soja e o terceiro mais importante no abastecimento global do grão. Diante disso, agentes do Brasil e dos Estados Unidos esperam obter maior fatia nas comercializações mundiais de derivados de soja, resultando em alta nos preços em ambos os países.

Com informações do Cepea

Fonte: SBA

Itens relacionados