(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

Final de Semana movimenta a Raça Crioula pelo Brasil

às
Nenhum comentário

A primeira classificatória brasileira ao Freio de Ouro 2022, o Bocal de Ouro, realizada no último final de semana, levou milhares de pessoas ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, marcando a volta de um grande público aos eventos no palco principal da Raça. A programação do Cavalo Crioulo nos últimos dias, porém, não parou por aí: além de uma Morfologia Passaporte realizada em Pelotas/RS, os amantes da raça também reuniram-se para eventos nas cidades de São Gabriel, Ijuí e Erechim, no Rio Grande do Sul, Xanxerê e Pomerode, em Santa Catarina, e Sorriso, no norte do Mato Grosso — região de expansão do Cavalo Crioulo. Continue lendo para saber mais sobre os eventos da última semana!

Sorriso/MT

No domingo (1º/05), a cidade de Sorriso deu o pontapé inicial do Circuito do Norte do Mato Grosso de Laço Crioulo, com a primeira etapa da série de cinco provas que ocorrerão ao longo do ano no estado. De organização do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Integração Norte do Mato Grosso, a primeira etapa aconteceu, como é tradicionalmente, no Rancho Fundo. Foram, ao total de 160 laçadores, sendo a grande maioria de Cavalos Crioulos confirmados.

“Ficamos muito satisfeitos com o evento. Tivemos a participação de 57 duplas no Crioulaço, um recorde no Mato Grosso. Foi a primeira etapa do circuito que tem um total de cinco etapas, com uma prova no fim do ano que é a Final do Núcleo. Contamos também com cinco participantes no Laço Criador. Nossos resultados foram acima do esperado”, conta o presidente do NCCC Integração Norte MT, Fabiano Gavioli Fachini.

São cinco etapas, todas ocorrendo na região do médio-norte do Mato Grosso. A próxima etapa vai ser em Nova Mutum, novamente em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Tapurah. Dentro do rodeio todos os cinco animais que participaram do laço criador foram resenhados após o início do trabalho de expansão na região.

O julgamento das corridas foi de Matheus da Silva Moraes e Gledson da Rosa, e o inspetor técnico responsável pelo evento foi Rodrigo Teixeira. Lucas Corrêa Lau, analista de expansão atuante na região, também acompanhou o Núcleo no decorrer de todo o evento, prestando atendimento integral aos criadores, proprietários e usuários do Cavalo Crioulo, Durante o evento, um dia antes, houve atendimento na cidade com o registro de três RPs 01, ou seja: Sorriso acaba de ganhar três novos criadores da raça.

O Selo de Raça foi Herodes da GAP São Pedro

São Gabriel/RS

Na campanha gaúcha, o Parque de Exposições Assis Brasil de São Gabriel sediou provas de Paleteada e Campereada no sábado e no domingo (30/04 e 1º/05), organizadas pelo Núcleo Gabrielense de Criadores de Cavalos Crioulos. Na Paleteada, 23 duplas participaram, entre forças A e B; já na Campereada, houve a participação de nove trios. No pódio da força alta da Paleteada, figurou a dupla de André Egges, montando Atrevido da Rana Negra, e Adolfo San Martin, montando Maleva do Recanto Crioulo. Na força B, Evandro e Manoela Prevedelo chegaram na frente da disputa, montando, respectivamente, Desdobrada do Capataz e Gringa São Juvêncio. Na modalidade de Campereada (ou Team Penning), venceu o trio formado por Januário Amaral, Antonio Augusto Amaral e Pablo Fialho — montando, respectivamente, Boleador Milonga 165, Conquista do Capão Seco e Boleador Juta 172. Eles completaram a prova em 2:01’67”. Eduardo Bello Brum foi o responsável pela avaliação da disputa. Para julgar a Paleteada, ele contou com a parceria do jurado Guilherme Kempa Abascal.

Xanxerê/SC

A seleção que valoriza a conformação dos animais da raça Crioula fez parte da programação da 19ª Festa Estadual do Milho (Expo Femi), evento que segue até o dia 8 de maio no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi. Entre sexta e domingo (29/04-1º/05) ocorreu, em Xanxerê, Exposição Morfológica organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Oeste Catarinense.

O julgamento dos exemplares ficou a cargo de Gustavo Arhanitsch e a inspeção técnica de Thiago Orlando. Ao todo foram confirmados 40 animais e 25 incentivos. A grande campeã e melhor exemplar da exposição foi TR DESTACADA -TE.

Pomerode/SC

Foram 35 conjuntos que estiveram reunidos na Cabanha Mapuche, em Pomerode/SC, para a disputa da modalidade do Movimento a La Rienda. Organizado pelo NCCC do Planalto Norte Catarinense, Mapuche El Pituco e Mario Pires atingiram a nota de 47,900, ficando na primeira colocação. Os conjuntos foram avaliados por Bruna Soares Smolski, Golbery Acioli de Vasconcellos e Luana Steuck Cardoso, e Fernando Segala Gravina foi o técnico responsável pelo evento. O Selo de Raça ficou com Del Touro da OCA.

Fonte: ABCCC

Itens relacionados