(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

Senado reconhece Santa Rosa como ‘Berço Nacional da Soja’

às
Nenhum comentário

Município foi o primeiro do país a cultivar a oleaginosa em grande escala, há 122 anos

O plenário do Senado aprovou, nesta semana, um projeto de lei que concede ao município gaúcho de Santa Rosa o título de Berço Nacional da Soja. A proposta partiu do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), com aprovação de todas as comissões do Senado. Agora, a proposta segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

A aprovação saiu na véspera da abertura da Fenasoja, que vai de 28 de abril a 6 de maio, em Santa Rosa, município da região Noroeste do Rio Grande do Sul..

A iniciativa de concessão do título ao município gaúcho partiu do ex-presidente da Fenasoja, Alexandre Maronez, que apresentou a proposta a Goergen. “A nossa região tem muito orgulho de ser o berço dessa cultura que hoje sustenta a nossa economia. Encerro o meu mandato no final deste ano, mas deixo esse reconhecimento com muito carinho por tudo o que Santa Rosa fez para o Brasil”, disse o deputado. 

O presidente Jair Bolsonaro confirmou participação na 23ª edição da Fenasoja.

A origem

As primeiras sementes para o plantio de soja chegaram na década de 1920, pelas mãos do pastor norte-americano Albert Lehenbauer. Hoje, a oleaginosa é a principal commoditie agrícola do Brasil. 

Fonte: SBA

Itens relacionados