(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

Confira os resultados de mais um final de semana de seletivas do Cavalo Crioulo

às
Nenhum comentário

A cada semana que passa, a comunidade do Cavalo Crioulo conhece novos nomes aptos a avançarem para a próxima fase do Ciclo 2022 do Freio de Ouro, um dos pilares de seleção da Raça. No final de semana, mais dois municípios concluíram suas Credenciadoras ao Freio: Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e Barra Velha, em Santa Catarina. As modalidades Freio do Proprietário, Freio Jovem, Paleteada, Crioulaço, e Doma de Ouro também tiveram disputas acontecendo entre os últimos dias 10 e 13. Veja um resumo do que aconteceu pelos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos no último final de semana: 

Rio Grande/RS

O município de Rio Grande/RS, no sul do estado, foi sede de uma Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, e também de Classificatórias ao Freio do Proprietário e Freio Jovem, uma Exposição Morfológica e um campeonato de Paleteada. Organizado pelo NCCC de Rio Grande, no Sindicato Rural do município, o evento teve a supervisão técnica de Frederico Vieira Araújo. Gustavo Silveira Rodrigues, Manoel Vanderlei Braz Gonçalves e Pedro da Silva Farias foram os responsáveis pelo julgamento das competições de Freio. Na Credenciadora Mista, entre as fêmeas, dois conjuntos ultrapassaram a marca dos 18 pontos. Santa Alice Caramel e o ginete Volmir Santos de Guimarães chegaram na primeira colocação com 18,628 pontos. Avaliaram as disputas de Paleteada os jurados Manoel Vanderlei Braz Gonçalves e Pedro da Silva Farias.

Barra Velha/SC

Já em Barra Velha/SC, a Estância Três Coxilhas recebeu competidores e o público amante do Cavalo Crioulo para um evento organizado pelo Núcleo do Planalto Norte Catarinense. Além da Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, foram realizadas Classificatórias ao Freio do Proprietário e ao Freio Jovem, Inclusão de Ouro, Paleteada e uma Exposição Morfológica. Romeu Koch ficou na supervisão técnica do evento. O julgamento da Credenciadora ficou a cargo de Carlos Marques Gonçalves Neto, Felipe Caccia Maciel e Luciano Corrêa Passos, e quem avaliou a Morfologia foi Francisco Fleck. Na categoria Fêmeas da Credenciadora, foi o conjunto de A Lo Largo Havana com o ginete Antonieto da Rosa que ficou na posição mais alta do ranking, após atingir 19,070 pontos de média. Na categoria Machos, com 18,546 pontos, o conjunto de RE Nevoeiro e Jardel Finkenauer Pereira conquistou o primeiro lugar. O animal que ganhou o título de Melhor Exemplar da Raça na Exposição Morfológica foi a fêmea Marconi Gata Amorosa.

São Borja/RS

Na Fronteira com a Argentina, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de São Borja/RS, recebeu os crioulistas nos dias 12 e 13 de março para uma prova da Doma de Ouro. Cristiano Funguetto Hasse e Pablo Rodrigues foram os jurados responsáveis pela avaliação, e Thiago Orlando foi o profissional a cargo da supervisão técnica do evento. O macho Regalo D’Ornellas, com o ginete Luís Carlos Weber, ficou na primeira colocação com a média de 77,850 pontos.

São Sepé/RS

Com Credenciadora Mista, Freio Jovem e Freio do Proprietário, o município de São Sepé, na região central do estado, recebeu um expressivo número de concorrentes que almejam as finais de suas modalidades. O destaque especial fica entre os primeiros colocados na Credenciadora Mista entre os machos. Os três primeiros conjuntos atingiram média acima dos 18 pontos, sendo que na primeira colocação ficou Viragro Montefusco, com 18,979 pontos. 

Dom Pedrito/RS

Uma Exposição Morfológica, um Campeonato de Paleteada e uma Concentração de Machos levaram a comunidade crioulista de Dom Pedrito, sudoeste do Rio Grande do Sul, a reunir-se em torno de evento organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do município entre os dias 11 e 13. A avaliação de 34 animais marcados e 10 animais incentivo na Exposição Morfológica ficou a cargo de Glauco Pinto Xavier. Os animais melhor classificados foram Esquinazo Ico, Grande Campeão da categoria Machos, e Jóia Rara 370 da Trovados, Grande Campeã na categoria Fêmeas e Melhor Exemplar da Raça. O  jurado Rafael Mota juntou-se a Glauco Xavier para fazer o julgamento das provas de Paleteada, com 10 duplas participantes. O técnico responsável pelo evento foi Daniel Rossato Costa.

Araranguá/SC

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sul Catarinense, que já havia concluído a sua Credenciadora ao Freio de Ouro desta temporada, esteve em atividade no final de semana realizando agora seletivas de laço comprido, no 18º Rodeio Internacional do Caverá. Sob a supervisão técnica de Alexandre Pons Suñe e julgamento de Benício Warmlimg e Igor Homem de Brito, 6 criadores e 71 duplas participaram das disputas do Laço Criador e Crioulaço, respectivamente.

Fonte: ABCCC

Itens relacionados