(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

Caravana Embrapa encerra circuito gaúcho por Pelotas e aborda uso de fertilizantes no contexto da agricultura familiar

às
Nenhum comentário

Caravana Embrapa realizada em 26 de julho em Santa Maria recebeu mais de 250 participantes

Encerrando seu itinerário no Rio Grande do Sul, a Caravana Embrapa passa por Pelotas no dia 9 de agosto para apresentar tecnologias e conhecimentos para aumento da eficiência no uso de fertilizantes. A atividade será realizada no auditório da Sede da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), das 8h15 às 17h, com foco em públicos da agricultura familiar, principalmente ligados à produção de tabaco, pastagens e fruteiras. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em: www.embrapa.br/caravana/pelotas

Pela manhã, a programação de palestras segue roteiro nacional com cinco módulos: Planejamento agrícola, Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes, Novos fertilizantes e insumos, Agricultura digital e Manejo de solo para sustentabilidade agrícola. Já à tarde, a iniciativa local ainda abriga um Dia de Campo na propriedade de Murilo Neitzke e Lavínia Schneider, na Colônia Osório, também em Pelotas. 

Este é o quarto encontro da Caravana Embrapa no Rio Grande do Sul e o 18º no país. Nos dias 26, 28 e 29 de julho, o evento reuniu cerca de 250 participantes em Santa Maria, 140 em Três de Maio e 250 em Passo Fundo, respectivamente, totalizando em torno de 640 participantes. A expectativa, em Pelotas, é de um público aproximado de 200 pessoas, entre técnicos, extensionistas, professores, estudantes, consultores e agricultores.

Dia de Campo

Além da programação técnica, a Caravana Embrapa em Pelotas ainda prevê um Dia de Campo em produtor parceiro da pesquisa para demonstração de práticas que melhoram a fertilidade do solo. A programação tem início com apresentação da propriedade. Na sequência, os produtores e técnicos falam sobre “Irrigação como melhoradora da adubação” e sobre “Perenização de pastagens como conservadoras do solo e da água”.

Sobre a Caravana Embrapa

A Caravana Embrapa é uma iniciativa que busca levar ao setor produtivo soluções para problemas que afetam a agropecuária nacional. A edição de 2022 tem foco no aumento da eficiência no uso de fertilizantes e de insumos para a nutrição de plantas, visando incremento de produtividade e uma economia potencial de até 20% na safra 2022/2023. Com início em maio, a iniciativa deve percorrer, ao longo do ano, 48 regiões agrícolas brasileiras.

Nacionalmente, a Caravana Embrapa conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes; e tem apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema OCB e Sinprifert. 

No Rio Grande do Sul, a organização é da Embrapa Clima Temperado e da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), com correalização do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Emater/RS-Ascar, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade de Passo Fundo (UPF), Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI), Ferticel, Leaf Biotecnologia, Josapar e AgroQuim.

Fonte: Embrapa

Itens relacionados