(41) 3122-2091 (51) 9-9920-7592

Caravana Embrapa tem início no Rio Grande do Sul pelo município de Santa Maria/RS

às
Nenhum comentário

Na Região Central do Estado, o foco das palestras são os sistemas de produção de grãos cultivados em terras baixas, principalmente de arroz

No dia 26 de julho, em Santa Maria/RS, a Caravana Embrapa tem início no Rio Grande do Sul. O objetivo da iniciativa é promover o aumento da eficiência no uso de fertilizantes, diminuir custos de produção e estimular a adoção de novas tecnologias e de boas práticas de manejo de solo, água e plantas. A atividade será realizada das 13h30 às 18h, no Auditório do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Sede Camobi. 

Na Região Central do Estado, o foco das palestras são os sistemas de produção de grãos cultivados em terras baixas, principalmente de arroz. Os conteúdos técnicos foram organizados em cinco módulos: Planejamento agrícola, Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes, Novos fertilizantes e insumos, Agricultura digital e Manejo de solo para sustentabilidade agrícola. 

A Caravana Embrapa é destinada a técnicos, extensionistas, professores, estudantes, consultores e agricultores. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em: www.embrapa.br/caravana/santa-maria. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail trigo.nco@embrapa.br ou pelo telefone (54) 3316-5800.

Caravana Embrapa no RS

Ao longo deste mês e no início de agosto, a iniciativa ainda percorre outros três municípios gaúchos, com programação adequada às realidades regionais. Nos dias 28 e 29 de julho, a Caravana Embrapa passa pelas Regiões Noroeste e Norte, nos municípios de Três de Maio e Passo Fundo, respectivamente, com foco nas culturas de grãos. Já no dia 9 de agosto, em Pelotas, na Região Sul, o conteúdo está ligado à agricultura familiar, tabaco, pastagens e fruteiras.  

Sobre a Caravana Embrapa

A Caravana Embrapa é uma iniciativa que busca levar ao setor produtivo soluções para problemas que afetam a agropecuária nacional. A edição de 2022 tem foco no aumento da eficiência no uso de fertilizantes e de insumos para a nutrição de plantas, visando incremento de produtividade e uma economia potencial de até 20% na safra 2022/2023. Com início em maio, a iniciativa deve percorrer, ao longo do ano, 48 regiões agrícolas brasileiras.

A Caravana Embrapa conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes; e tem apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema OCB e Sinprifert. 

No Rio Grande do Sul, a organização é da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) e da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e conta com a correalização do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), Emater/RS, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS), UFSM, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade de Passo Fundo (UPF), Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI), Ferticel, Leaf Biotecnologia, Josapar e AgroQuim.

Fonte: Embrapa

Itens relacionados